5 lições de liderança de “La Casa de Papel”

Você já deve ter ouvido falar por aí sobre a série da Netflix La Casa de Papel. O seriado espanhol já conquistou o coração de fãs mundo afora. Além disso, foi considerado uma obra-prima pela revista Variety e está acumulando elogios e prêmios por aí.

1 – Planejamento

Para fazer algo bem feito, a partir do momento que você planeja com antecedência todas as etapas, as chances de dar certo aumentam bastante. É você ter um objetivo e traçar os passos para que realmente consiga alcançá-lo. Na série, todos ali sabiam exatamente o que era para ser feito e quando ser feito.

2 – Trace objetivos claros

Um bom líder cria uma visão clara de onde quer chegar e qual o benefício que todos de sua equipe terão se alcançarem aquele objetivo. Durante os capítulos, todos podem ver que o Professor traça a meta de ser o assalto mais audacioso da história da Espanha, bem como a fortuna que vão atingir e como cada um será beneficiado com ela.

3 – Formação e preparação

Preparar a ação é fulcral, mas o ensaio geral da mesma também é. Num ambiente empresarial, é importante testar e simular os processos que foram planeados. Apostar na formação dos colaboradores ajuda imenso neste processo, tal como se vê na série – afinal, o grupo de assaltantes preparou-se intensamente para o golpe. Foi preciso haver um período de adaptação à equipa, estudar bem o plano e fazer valer as capacidades individuais de cada um.

4 – Saiba se adaptar aos imprevistos

Um líder sabe perfeitamente se adaptar a situações não previstas e administrar conflitos em sua equipe quando as coisas saem do planejado. Desentendimentos são muito comuns entre membros da equipe, além de divergência de opiniões. Este fato também é perceptível em La Casa de Papel, e em como o personagem principal precisa traçar novos planos e estratégias para seguir caminhando em direção ao seu grande objetivo.

5 – Assuma seus erros

É inevitável que alguma coisa corra mal. Se numa série, estes plot points representam uma viragem na história e um pico dramático, no mundo empresarial uma falha não pode significar a desmotivação dos colaboradores. Falhar é aprender e evoluir.