Avião militar cai na Argélia e deixa mais de 250 mortos

Um avião militar com mais de 250 pessoas a bordo caiu pouco depois da decolagem perto da base aérea de Boufarik, a 25 quilômetros de Argel, capital da Argélia, nesta quarta-feira (11). Segundo o Ministério da Defesa argelino, pelo menos 257 pessoas morreram, a maioria militares.

Imagens de televisão mostraram multidões reunidas ao redor dos destroços em chamas do avião. O acidente, que ocorreu perto da base aérea de Boufarik, entra para a lista dos mais graves já registrados na história. As causas ainda estão sendo investigadas.

Aeronave que caiu era do modelo Ilyushin II-76, semelhante ao da imagem acima

O avião de transporte Ilyushin II-76 caiu em um campo muito próximo à base. Dezenas de ambulâncias e veículos do corpo de bombeiros foram enviados para o local da tragédia. Canais de televisão locais exibiam imagens do avião em chamas.

De acordo com o ministério, morreram todos os 10 tripulantes e 247 passageiros, na maioria membros do Exército Nacional Popular e seus familiares. A aeronave estava a caminho de Tindouf, no sudoeste da Argélia, antes de cair em um campo dentro do perímetro do aeroporto.

Em fevereiro de 2014, 77 pessoas — militares e seus parentes — morreram na queda de um Hercules C-130 do exército argelino a 500 km da capital Argel. Apenas uma pessoa sobreviveu ao acidente, que o Ministério da Defesa atribuiu na época às más condições meteorológicas.

Veja imagens da queda do avião no vídeo abaixo