Como fazer o agendamento da sua Carteira de Identidade

A Carteira de Identidade ou simplesmente RG é um dos documentos civis mais importantes que todo cidadão deve ter e carregar consigo em qualquer lugar, pois como o nome indica é um documento de identificação.

É difícil uma situação em que não precise apresentar sua identidade, seja em viagem de ônibus ou avião, como em uma simples entrada em uma boate. Assim como a Carteira de Trabalho, o RG pode ser agendado pela internet como forma de economizar tempo, deslocamento e espera em longas filas de atendimento.

Assim como te expliquei no outro artigo como se deve fazer para agendar o seu atendimento para a emissão da sua CTPS, aproveitarei para mostrar aqui como é fácil realizar o procedimento eletrônico para o seu RG. Está a fim de saber? Então é só me acompanhar até o final.

Como tirar a Carteira de Identidade

Em primeiro lugar, você deve verificar qual é o órgão responsável pelo serviço no seu estado, sendo que os principais são os listados abaixo:

  • Detran (Departamento Estadual de Trânsito);
  • Unidades da Polícia Civil;
  • Agências do Poupa-Tempo.

Após certificar qual é o órgão responsável pelo sistema de identificação na região em que mora é só entrar no seu respectivo site, preencher o formulário disponível e seguir todas as orientações fornecidas.

Fique atento quanto aos dados apresentados como, por exemplo, dia, horário e número de atendimento. Imprima a página ou então anote para ser levado junto com os documentos necessários no dia do seu atendimento.

Documentos necessários para a emissão da Identidade

No dia do atendimento você deverá apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou Casamento,
  • Foto 3 x 4 recente;
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Certificado de Reservista (para os homens);
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Qual é a taxa para a emissão do RG

Se a emissão do seu RG for a primeira via, você não precisará pagar nada, pois ela é emitida gratuitamente, mas se for segunda via precisará pagar uma taxa que é de aproximadamente R$ 34,00 dependendo do estado.

Se a emissão da segunda via é devido a um caso de roubo você poderá solicitar o seu RG gratuitamente. Para isso, basta apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O.) que conste que o seu documento foi roubado.

Reagendamento e Cancelamento

Assim como em outros serviços de Agendamento é possível fazer o reagendamento do serviço para outro dia e horário em que possa comparecer. Neste caso, é só acessar o site do órgão com uma antecedência mínima de 24 horas e solicitar uma nova data para o atendimento, sendo que a primeira prevista será automaticamente cancelada.

É importante que você faça essa alteração, para que não prejudique o atendimento de outra pessoa, que realmente possa comparecer no órgão de atendimento no dia e horário previsto e também para que possa conseguir outra boa data para efetivar o seu pedido.

Agendamento do novo RIC (RG)

O RIC ou Registro de Identidade Civil é o novo modelo de RG que deverá ser implantado em grande parte do território nacional, embora algumas grandes cidades como, por exemplo, São Paulo geralmente saem a frente e disponibilizam o serviço para a população.

O procedimento de agendamento da nova identidade é o mesmo que já é realizado para o modelo tradicional onde você precisa entrar no site do órgão responsável pela emissão do documento, preencher o formulário e confirmar o agendamento com o dia e horário informados.

Como o novo RIC será disponibilizado a partir de 2017 em boa parte do Brasil é bom que quem precisa trocar a sua identidade fique atento para solicitar o modelo adequado que será mais seguro já que permite a realização de rastreamento contra roubo e furto por apresentar um chip.

Quer saber quando o novo RIC estará disponível em sua região? Cadastre agora o seu email para receber todas as informações do blog.