Como preencher a experiência profissional no currículo?

A experiência profissional é um dos tópicos do currículos que faz grande diferença ao recrutador, pois hoje a maioria das empresas zelam por profissionais que possuem grande experiência no mercado de trabalho.

O que muitas pessoas tem dúvida na hora de elaborar um currículo é sobre a experiência profissional, principalmente para os que estão ingressando agora no mercado de trabalho. A experiência profissional deve ser colocada em ordem cronológica, onde deve contar a experiência mais antiga para a mais recente.

É obvio que tudo tem um bom senso, ser você possui muitas experiências profissionais coloque apenas as mais relevantes e recentes ao cargo que está concorrendo a vaga.

Entenda um pouco mais como preencher a experiência profissional no currículo…

A primeira informações que deve colocar é o nome da empresa, em seguida informe o cargo que atuava, data de início é fim do vínculo trabalhista, ser for o seu emprego atual informe apenas a data de início, neste campo pode colocar ser recebeu promoções ou uma efetivação referente ao seu atual cargo, informar situações como essa evidencia que realizou um bom trabalho na empresa.

Se a empresa que você trabalhou não for tão conhecida, você pode informar o ramo de atuação da empresa, informe isso de maneira objetiva, em apenas um ou duas linhas já é o suficiente para estar informação.

Como conquistar um entrevistador…

O mais importante em um currículo é ter argumentos para conquistar um entrevistador, tente organizar suas ideias em listas, visualmente fica mais agradável e organizado para o entrevistador, o seu currículo também diz muito de você, destaque as tarefas que realizou similares as descritas na vaga, isso potencializa o seu currículo, além de aumentar as suas chances de conquistar a vaga.

Outro ponto importante que você pode explorar no seu currículo é os resultados alcançados ao decorrer da sua experiência profissional, esses resultados potencializam o seu currículo é demonstram a sua competência profissional ao recrutador, resultados são basicamente metas alcançadas, cases de sucessos e projetos conquistados fazem muita diferença, jamais minta sobre fatos, isso pode estragar a sua oportunidade caso venha ser descoberto, o que não é muito difícil, principalmente pelo o recrutador, que já é um profissional experiente na área a fim de sondar toda a sua vida profissional, com o intuito de encaixar o seu perfil ao perfil da vaga disponibilizada.

Se os cursos de extensão ou qualificação baterem com os cursos e qualificação solicitados o seu currículo fica com uma excelente impressão, se você não tem esses cursos, procure os cursos online, são baratos e rápidos, é hoje no mercado existe uma variedade de curso.

Um currículo tem que ser fácil de ler, simples, fácil de memorizar e processar, quanto mais simples e objetivo for mais fácil de ser analisado.

O currículo é um instrumento profissional vinculado a estrutura social e cultural, através de um bom currículo é possível que você concorra a oportunidade de concorrer a uma vaga dentro do mercado de trabalho.

Lembre-se que o currículo é uma apresentação resumida da sua carreira profissional, um currículo bem estruturado é uma das principais ferramentas para chamar a atenção do recrutador, o seu currículo é a porta de entrada para uma possível entrevista de emprego.

Um currículo bem feito é aquele que é o mais completo possível, porém ao mesmo tempo é o mais objetivo, o seu currículo deve carregar um conteúdo de qualidade, exaltando todas as suas competências profissionais desenvolvidas ao decorrer da sua experiência profissional, por isso, ao elaborar um currículo atente-se a todas as informações, verifique a relevância para o cargo a qual pretende concorrer a vaga.