Entenda como funciona uma aposentadoria por idade

Desde muitos anos atrás a aposentadoria veio tomando conta da vida de pessoas que já não tinham idade suficiente para trabalhar ou exercer qualquer outro tipo de atividade que oferecesse remuneração. No entanto, é de extrema importância hoje, saber como funciona uma aposentadoria e quais os princípios necessários para conseguir ter uma.

São muitos os fatores que devem ser analisados para conseguir os benefícios de uma aposentadoria, por exemplo, a idade, o tempo de contribuição, o tempo de serviço e até mesmo, algum tipo de invalidez permanente que te impossibilita de trabalhar.

Desta forma, para você saber muito mais sobre aposentadoria e ficar por dentro de como funciona uma aposentadoria por idade, elaboramos este artigo e nele colocamos diversas informações e conteúdos interessantes a respeito deste assunto que te farão entender tudo sobre este benefício.

Entenda como funciona uma aposentadoria por idade

No decorrer deste artigo procuramos mostrar a você tudo sobre este benefício que é muito importante para as pessoas, então, se você deseja saber muito mais, basta você continuar lendo que ficará por dentro de tudo.

A idade mínima para começar a dar entrada ao processo de aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é de 60 anos para mulheres e de 65 para homens.

Os trabalhadores rurais podem dar entrada neste processo com 5 anos a menos do que os trabalhadores normais, ou seja, 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens.

Porém, para que você consiga solicitar a aposentadoria pelo INSS é preciso que você tenha contribuído pelo menos 15 anos, caso contrário você não conseguirá ter os benefícios desta aposentadoria.

Quem é trabalhador com carteira registrada, a obrigação de pagar as prestações do INSS é do patrão, ou seja, do empregador. Já, quem é autônomo deve realizar o pagamento direto do INSS.

Entretanto, além da forma de aposentadoria por idade, existe a aposentadoria por tempo de contribuição que também é muito requerida nos últimos anos, então, para você saber a diferença entre essas duas aposentadorias, veja abaixo e esclareça ainda mais as suas dúvidas:

Aposentadoria por tempo de contribuição

Neste tipo de aposentadoria existem duas opções que você pode escolher: a integral e a proporcional.

Para a aposentadoria integral, é preciso que você tenha contribuído para o INSS pelo menos 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres. Já para a aposentadoria proporcional, você precisa ter idade mínima e tempo de contribuição.

As mulheres precisam ter a partir de 48 anos, porém é necessário ter 25 anos de contribuição e os homens precisam ter a partir de 53 anos, porém, precisam ter 30 anos de contribuição.

Aposentadoria por idade

A idade mínima para solicitar esta aposentadoria é de 60 anos para mulheres e de 65 anos para homens. Já para os trabalhadores rurais, é de 55 anos para mulheres e de 60 anos para homens, porém, para utilizar estas opções é preciso ter contribuído para o INSS pelo menos 15 anos.

Viu só como funciona uma aposentadoria? Ela traz diversos benefícios para quem à possui, então, se você deseja ter uma aposentadoria quando não puder mais trabalhar, vá até um escritório de contabilidade e veja o que é preciso fazer para que você consiga se aposentar.