O que você não deve colocar em um currículo

Muitas pessoas cometem erros comuns na hora de preencher um currículo, por isso é preciso tomar cuidado no ato do preenchimento, pois qualquer erro ou falha que seja pega pelo o recrutador pode ter desclassificar da vaga.

Os recrutadores em processos de seleção costumam receber muitos currículos, é por isso não conseguem ler nem analisar atentamente todos os dados, um currículo bem escrito e bem estrutura pode ser eliminado da pilha de currículos descartados.

O seu currículo deve ser visto como a sua carta de apresentação formal, por isso não pode conter erros de digitação, omissão de informações ou mentiras, para ajudar a elaborar um currículo perfeito, veja uma lista de informações que não deve conter em seu currículo.

  • Objetivo

Se está se candidatando uma vaga é obvio que deseja participar do processo de seleção porque quer o emprego, não é preciso escrever isso, a única exceção é para aquelas pessoas que estão mudando de área de atuação.

  • Experiências profissionais Irrelevantes

Experiências muito antigas ou experiências atuais que seja irrelevantes a vaga não deve ser colocadas no currículo, coloque apenas o que é relevante a vaga a qual está concorrendo a oportunidade, isso deixa o seu currículo mais enxuto, aumentando as suas chances de ser visto.

  • Informações Pessoais

Orientação Sexual, estado civil ou número de documentos não devem ser colocados no currículo, no passado informações como está era relevante, porém hoje só informamos ser for solicitado pela a empresa.

  • Referencias

Não ser colocar referencias profissionais no currículo, no ato da entrevista você pode falar sobre elas, informações como estas servem apenas para ocupar espaço no currículo.

  • Pronomes Pessoais

Cuidado com pronomes pessoais, o seu currículo não deve ter palavras como Eu, meu, ela, mais escreva o seu currículo na primeira ou terceira pessoa, pois o recrutado já entendeu as suas informações e as referências.

  • E-mail

Endereços de e-mail fazendo referencias pessoais devem ser esquecidos, criar um e-mail é super rápido e deve possui um endereço profissional, referencias com nome e sobrenome passa uma imagem profissional.

  • Não identifique os itens

O recrutador ao ler o papel entenderá perfeitamente que o que ele está lendo ser trata de um currículo profissional.

  • Pretensão salarial

A pretensão salarial é uma das coisas que deve ser discutidas durante a entrevista de preso, isso pode desclassificar um candidato, pois as vezes a empresa pode está oferecendo um salário menor do que o da sua pretensão salarial.

  • Fontes

Recomenda-se que faça o texto na fonte padronizada, que seja fácil de ler e tenha um bom espaçamento, o tamanho da fonte deve ser observado para que seja feita uma agradável leitura.

  • Notas

Não é necessário incluir notas obtidas por desempenho, pois informações como está não são relevantes para determinar o desempenho atual do profissional.

  • Foto

O currículo não precisa ter foto do profissional, muitas vezes a foto pode atrapalhar, principalmente porque o recrutador não pode ter selecionar pela a aparência, inclua foto em seu currículo somente quando for solicitado pelo o recrutador.

O seu currículo deve ter uma linguagem clara, simples, objetiva é bem formal e estruturada para que seja de fácil entendimento ao seu recrutador.