Veja como consultar seu saldo do FGTS

O FGTS faz com que a cabeça de muita gente borbulhe de perguntas, dúvidas e até preocupações. Isso pode ser visto como uma coisa normal, até porque, o FGTS é a garantia para todo o empregado. Mas como saber e ter certeza que o nosso FGTS realmente está em dia? Será que tem um jeito? A gente já adianta, tem e é muito fácil saber.

Como toda conta em banco, você tem acesso as suas movimentações e transações do FGTS. No site oficial do FGTS, você encontra um link que te leva a página Acompanhe seu FGTS. Lá você encontra muitas maneiras de ter acesso ao seu extrato: te explicamos aqui como fazer em todas elas.

Rápido, instantâneo e prático: a mensagem via celular ainda é considerado um dos melhores meios para se enviar informações aos usuários de qualquer serviço ou acesso às plataformas. Além de preservar o meio ambiente, já que a Caixa suspenderá o envio via correios. Você vai receber, a cada mês, quando o empregador fizer o seu depósito, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias. Fácil né? Ah, importante dizer que o envio anual via correios continua, mesmo com a adesão desse serviço.

Outro serviço é a consulta de Extrato via internet, através da página oficial do FGTS. Você vai precisar informar o número do seu PIS e da senha que você cadastrou pela internet ou da Senha Cidadão. Se você não sabe qual senha se trata, segure firme até o fim desse artigo que já te explicamos sobre. Depois que você informar esses dados, vai aparecer o detalhamento da sua conta dos últimos 6 meses. Neste tipo de serviço vai aparecer todas as contas vinculadas ao seu PIS, ou seja, todos os trabalhos formais que você já teve. Mais completo e mais detalhado, útil para quem quer um levantamento preciso.

O AppFGTS é o aplicativo oficial do Fundo de Garantia que você pode acessar de qualquer lugar direto do seu celular. No aplicativo, você pode consultar os seus depósitos, atualizar dados cadastrais e saber qual é o ponto de atendimento mais próximo de você, caso for preciso. Isso tudo com segurança e privacidade, é claro.

Além disso tudo, existe o Créditos Complementares. Mas o que seria isso? Isso é algo que deve ser explicado para que você entenda. Os Créditos Complementares eram atualizações monetárias aos trabalhadores que tinham contas vinculadas ao FGTS no durante o plano Collor I. A lei de 2001 pediu que a Caixa fizesse atualizações de créditos em mais de 44% nessas contas antigas. Esses créditos foram liberados em forma de parcelas a partir de 2003 e durou até 2007. Se você tem algum valor ainda a receber ou não sabe se tem, pode consultar via internet esse serviço denominado na página como Créditos Complementares. Basta informar o seu número de PIS e a senha cadastrada, aí você pode consultar o seu extrato, depósitos, saldo e se tem algum valor a receber dos Créditos Complementares.

Ótimos todos esses serviços, não é? Mas você precisa de uma senha, ou uma cadastrada pela internet ou sua Senha Cidadão. Se você não sabe se tem uma senha ou esqueceu. Preste bem atenção agora. Na página Acompanhe seu FGTS, você vai clicar em qualquer um dos serviços que descrevemos no artigo e depois vai clicar em Faça Sua Adesão. A página vai te direcionar para um link onde você precisa informar o seu PIS, depois é só clicar no botão Cadastrar Senha.

Você vai informar alguns dados pessoais básicos e pronto. Rápido, sem burocracia e seguro. Mas se você lembra que já tinha uma senha, basta clicar em Esqueci Senha. A página vai gerar uma nova senha que pode ser enviada via e-mail ou para seu número de telefone.