Veja como tirar a carteira de trabalho

Muitas pessoas e trabalhadores inclusive não sabem como tirar a carteira de trabalho, o que dificulta muito a vida dessas pessoas, sobretudo as que moram em grandes cidades. Tirar a carteira de trabalho é bem simples, além de ser fundamental para todas as pessoas que trabalham.

A Carteira de Trabalho é um documento obrigatório e fundamental na vida das pessoas eu prestam serviços remunerados, seja ele de qualquer área, agricultura, na área doméstica, no comércio e outros. Todo cidadão que trabalha deve estar portado com a sua Carteira de Trabalho.

Nela contém registros sobre a vida profissional de cada pessoa, o que garantirá a ela a curto e longo prazo alguns benefícios, como a aposentadoria, fundo de garantia, décimo terceiro salário, PIS, entre muitos outros. Por isso nunca trabalhe sem registro, pois você pede todos os benefícios que tem direito.

Para ajudar as pessoas que não sabem como tirar a carteira de trabalho separamos tudo sobre como você deve tirar a sua, onde ir e também os documentos que precisam ser levados. Fique bem atento ao texto para você que ainda não tem a sua garantir sua Carteira de Trabalho.

Como tirar a Carteira de Trabalho na sua cidade

Muitas pessoas que moram em cidade grande principalmente se confundem na hora de tirar a sua carteira, por falta de informações. Por isso é necessário que todas as pessoas saibam como tirar a carteira de trabalho, afinal ela é indispensável.

Antes de tudo você deve fazer o agendamento para tirar a sua Carteira de Trabalho, inclusive se você não agendou a sua faça isso agora mesmo. Todas as agências do Ministério do atuam com o sistema SAA, que é Sistema de Atendimento Agendado, e é feito pela internet.

Há muitos postos conveniados que também trabalham com o sistema de agendamento e para a emissão é preciso estar obrigatoriamente agendado com antecedência. Em qualquer um dos postos emissores disponíveis é possível tirar a sua Carteira de Trabalho.

Inclusive nas cidades de interior e em cidades menores é comum que p posto de atendimento seja integrado também com a prefeitura da cidade. Veja agora os documentos necessários para tirar a sua carteira de trabalho:

  • Documento civil com foto como o RG (original ou cópia autenticada);
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Comprovante de residência com o CEP da sua cidade.

Esses são os documentos obrigatórios para você tirar a sua Carteira de Trabalho. Após isso são dados 60 dias para que a sua Carteira de Trabalho chegue até você, e após esse prazo os protocolos pendentes serão cancelados, tendo assim o trabalhador que refazer o processo.

Se o trabalhador agendou e não pode comparecer ao local e hora marcador é necessário ligar desmarcando o seu agendamento. As crianças a partir de 14 anos já podem tirar a sua Carteira de Trabalho em sua cidade.

É necessário para a verificação de nomes, caso for necessário, comparecer até a Receita Federal e analisar divergências no nome da mãe, do pai, data de nascimento e outros. Se quando você for fazer a sua Carteira de Trabalho houver alguma divergência fica pendente, por isso é fundamental ir até a Receita.

Os trabalhadores estrangeiros devem comparecer a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego para emitira a sua Carteira de Trabalho. E no caso deles os documentos são os mesmos, além de outros que serão solicitados no momento de agendamento da sua Carteira de Trabalho.

Se você perdeu sua Carteira de Trabalho por motivo de perda, extravio ou roubo é preciso apresentar um Boletim de Ocorrência e tirar a segunda via da sua Carteira de Trabalho.

Viu como é fácil aprender como tirar a carteira de trabalho? Basta fazer seu agendamento em um dos muitos pontos de atendimento do Ministério do Trabalho, ou em cidades pequenas ir até a prefeitura de sua cidade e apresentar os documentos citados acima.