Veja quais são os erros mais comuns na hora de fazer um currículo

As pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho pela a primeira vez, tende a ter dificuldades para elaborar um currículo, as dúvidas de como elaborar um currículo ideal é comum entre muitas pessoas, para dificultar ainda mais a situação quando realizamos uma busca na internet aparece uma infinidade de modelos.

Será que existe um modelo ideal? O currículo é a carta de apresentação de um profissional para o mercado de trabalho, o currículo é o passaporte para uma possível entrevista, é uma parte inevitável do processo, a estrutura e montagem de um currículo e essencial para definir o sucesso da busca por uma vaga.

Com tantas opções disponíveis principalmente na internet, as pessoas tendem a aumentar a probabilidade de cometer os erros, esses equívocos é comum, porém é preciso evita-los.

Veja os 10 erros mais comuns de um currículo:

  1. Não minta sobre o nível de Inglês

Cuidados, muitas pessoas colocam no currículo o nível de inglês fluente quando apenas se tem o básico, a omissão o mentira, pode custa a sua vaga, isso porque você a qualquer momento em uma entrevista de emprego você pode ser testado, é ser por acaso na hora você enferrujar no seu inglês pode perde a vaga.

  1. Coloque todas as suas informações pessoais

Colocar documentos como RG e CPF é expor informações desnecessárias, você vai informar esses dados somente se a empresa solicitar, além disso, leve em consideração a sua segurança pessoal, só sabe Deus aonde esse currículo fica exposto, então não é legal expor dados tão importantes, endereço residencial também não é recomendado se colocar, é indispensável informar o seu nome completo, idade, estado civil, nacionalidade e contato.

  1. Características Pessoais

Muitos profissionais gostam de dar ênfase as suas características de personalidade, tais como observador, perfeccionista e proativo, porém para muitos recrutadores essas características são subjetivas, o ideal é que você exponha suas características profissionais em apenas algumas linhas, esse tópico deve ser interessante que prenda a atenção do recrutador a medida que o mesmo venha ler o seu currículo.

  1. Idade

Existe um tabu que diz que após os 40 anos de idade, fica mais difícil conseguir um emprego, por conta disso muitos candidatos acabam não colocando a idade, porém um grande problema é que o recrutador pode imaginar a idade que quiser, aconselho que coloque a sua idade de maneira sutil informando apenas a data de nascimento.

  1. Limite o seu objetivo de carreira

Constrói-se um currículo colocando objetivo de ocupar uma vaga, você especificando apenas uma opção, será descartado qualquer outro projeto que possa surgir, recomenda-se que coloque apenas uma área de atuação.

  1. Jamais omita a data de conclusão da sua formação acadêmica

No tópico formação acadêmica informe a data de início é conclusão do curso, ser tiver em andamento coloque a data prevista de conclusão, para evitar possíveis mal entendido é importante especificar ser o curso está em andamento ou está trancado.

  1. Foto

Recomendo que não coloque foto, somente ser for solicitado pela a empresa, isso porque nenhuma empresa deve fazer a seleção de um candidato através de uma foto.

  1. Experiência Profissional

Cuidado com informações vagas, tenha cuidado com as informações que deixaram de cada empresa onde atuaram, descreva os resultados obtidos, conte das suas vivencias e habilidades.

  1. Descreva hobbies irrelevantes

Descreva os hobbies mais específicos e que tenha a ver com as suas habilidades e rotina profissional.

  1. Cuidado com o desespero

Algumas candidatos acabam colocando no corpo do e-mail mais informações com o intuito de persuadir o recrutador para que ele o contrate, atitudes como estas podem ser mal interpretadas pelo o recrutador, evite erros como estes.