WhatsApp deixa a gravação de mensagens de áudio mais fáceis

Uma nova versão Beta do WhatsApp para Android permite bloquear o botão do microfone, permitindo enviar mensagens de áudio longas sem que sejam interrompidas acidentalmente.

É um recurso que já está disponível na versão de iOS do aplicativo de mensagens e em outros aplicativos do tipo como o Telegram, não exigindo que o usuário mantenha o dedo na tela durante a gravação. Para ter acesso na Beta do WhatsApp, basta pressionar o indicador de microfone por alguns segundos e, na sequência, realizar um movimento de arraste para cima, fazendo com que a gravação fique “travada” e captando áudio até o envio, feito por um toque no ícone do avião de papel.

A funcionalidade é habilitada automaticamente e não pode ser desativada. Entretanto, para quem não a quiser utilizar, basta continuar fazendo tudo como já acontece hoje, uma vez que o travamento da gravação só acontece com o movimento para cima. Aqueles que preferirem correr riscos podem manter o dedo pressionado na tela normalmente.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas na versão Beta do WhatsApp para Android. Quem tem acesso à edição recebe, antes de todo mundo, algumas das novidades da plataforma, em caráter de testes e antes de elas serem plenamente finalizadas, o que também pode resultar em alguns bugs de funcionamento.